
CONSCIÊNCIA NEGRA
É a percepção e identificação da pessoa negra, das suas origens, sua cultura, da causa e luta de seus ancestrais. É necessário desperta o sentimento de pertencimento do negro, como um ser de valor, que tem seu lugar na sociedade brasileira e muito contribuiu para sua formação.
O Dia da Consciência Negra tem um significado extremamente importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, levanta questões sobre racismo, discriminação, igualdade racial, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira,
É preciso ter em mente que a data de hoje, 20 de novembro, não é uma data para festejar, mas sim uma demarcação de luta e do reconhecimento dessa luta. A partir dessa concepção é que se pode dar início a uma conscientização de políticas e posturas afirmativas sobre a magnitude e simbologia dessa data.
O Dia da Consciência Negra marca também o dia de falecimento de um dos grandes mártires da luta do movimento negro, que foi Zumbi, um dos negros que, como tantos outros, foi escravizado em nosso país e que resistiu a esse processo de escravização das pessoas negras.
Rememorar o Dia da Consciência Negra é também relembrar que nossa luta, nossos passos, vem de muito longe. É ter a consciência de olhar para trás e reconhecer quem nos antecedeu, quem perdeu a vida, derramou seu sangue para que nós pudéssemos estar aqui hoje.
Comissão de Igualdade Racial.
“É chegada a hora de tirar nossa nação das trevas da injustiça racial.”
Zumbi dos Palmares